• Home
  • Blog
  • Noticias
  • A Ladrilhos Petrópolis é uma empresa de sucesso no programa PDE do Sebrae

A Ladrilhos Petrópolis é uma empresa de sucesso no programa PDE do Sebrae

O analista de sistemas Ricardo Marques da Silva e sua esposa designer Lara Küebler decidiram deixar o Rio de Janeiro, com os dois filhos, em busca de uma melhor qualidade de vida. Optaram pela região de Petrópolis, ali se instalaram e dali resolveram tirar seu sustento. Resolvida a mudança, era hora de pensar no trabalho. Apaixonados por construção civil, tiveram a ideia e o sonho de montar uma fábrica de ladrilhos hidráulicos. Esse sonho virou realidade em 2006 e ganhou o nome de Ladrilhos Petrópolis.

“Nosso ganho de qualidade é intangível e é a porta para o nosso futuro.”

Ricardo Marques da Silva

– Tenho amigos em Minas que mantém uma fábrica de ladrilhos hidráulicos há três gerações. Passei 20 dias lá hibernado, aprendendo tudo. Depois, garimpamos por um ano e meio pelo país oportunidades de comprar prensas usadas. Montamos nossa fábrica em uma área de 400 m² em Nogueira. Começamos com duas prensas e quatro profissionais, fabricando em torno de 120 peças diárias. Hoje temos quatro prensas, seis funcionários e dobramos nossa produção para 240 peças por dia – conta Ricardo.

Esse crescimento de 100% na produção de peças foi natural, fruto de muito trabalho e dedicação do casal. Também investiram em mais de 600 formas diferentes para pisos e revestimentos, passando a produzir, além dos ladrilhos hidráulicos, peças de forma dormida de artefato de concreto. Hoje, a Ladrilhos Petrópolis produz mensalmente em torno de 5 mil ladrilhos hidráulicos decorados e 15 mil peças deforma dormida. Consome 100 sacos de 50 quilos de cimento, 10 mil quilos de areia e outros 10 mil quilos de brita.
ladrilhos-case-sucesso-blog1
No ano passado, por indicação de um amigo, o casal resolveu aderir ao PDE de empresas de Artefatos de Concreto. Ricardo foi a uma reunião de apresentação do programa e saiu de lá convencido de que havia achado o caminho certo para fazer a Ladrilhos Petrópolis crescer de forma sustentável e de se transformar em uma fábrica de ponta.

– O custo do programa é muito baixo, e ainda é subvencionado. Já conhecia o Sebrae há mais de dez anos e sei da qualidade de seus programas. E também tem o apoio da ABCP. As atividades do programa são muito boas, o material é excelente e os consultores realmente são conhecedores do assunto – avalia.

A empresa recebeu quatro visitas de dois consultores do PDE. A partir daí que a Ladrilhos Petrópolis, de fato, começa a mudar. Ricardo é enfático:

– Os consultores fizeram com que a gente passasse a conhecer o cimento. Nos deram a base para chegar ao produto final ideal. Nossa meta sempre foi produzir o melhor ladrilho hidráulico do mercado. E posso afirmar que depois das visitas dos consultores, das mudanças que realizamos juntos, esse dia chegou. Temos o melhor produto do mercado, temos orgulho disso, e esse ganho é intangível para a gente – define.

ladrilhos-case-sucesso-blog2A partir da interação do casal de proprietários com os consultores do PDE, várias novidades foram implementadas na Ladrilhos Petrópolis. Ricardo diz que o PDE trouxe aumento de qualidade dos produtos, mais segurança do trabalho, aumento de produtividade e melhorias administrativas (com criação de controles, planilhas e acompanhamento de perto de custos). Uma das novidades foi a aquisição de uma balança para dosagem perfeita, precisa e padronizada, e um misturador de cimento com pó de pedra que oferece uma mistura mais homogênea e de maior qualidade, sendo que o misturador foi produzido pelo próprio Ricardo, com orientação dos consultores.

– Aprimoramos o processo de fabricação das peças, o que mexeu profundamente com a mão-de-obra. Fizemos treinamentos, realocamos funções, e alcançamos uma redução de tempo de fabricação, ganhando 68 minutos por dia, por funcionário. Isso significa um ganho de mais 7 peças por dia, por funcionário, o que significam 616 peças mensais, com um retorno de R$ 4.400,00 – quantifica o empresário.

Ricardo aponta como resultados da consultoria do PDE a redução de 20% no consumo de cimento, a queda de 3% para 2% das perdas de material, o ganho de tempo de produção por funcionário e um aumento de 15% no faturamento da empresa. Os funcionários também usufruem dos resultados, já que recebem adicional por produtividade e, por isso, estão recebendo em torno de 15% a mais nos proventos mensais. Atualmente, ele está implantando um controle de dosagem de água para fabricação de concreto, que permitirá economia de água. Mas de todos os ganhos, o que ele aponta como o maior é, sem dúvida, o aumento de qualidade do produto.

– Agora conhecemos o cimento, temos maior conhecimento no uso de aditivos, temos agilidade na cura, controle das “operações, sabemos identificar onde erramos, documentado e padronizado. Temos a receita e tudo está do bolo, e este bolo é o melhor ladrilho hidráulico do mercado. Nosso ganho de qualidade é intangível e é a porta para o nosso futuro -finaliza o empresário.

Etiquetas:, , ,

Deixe seu cometário

Você precisa iniciar sessão para escrever um comentário.