Ladrilho hidráulico continua sendo aposta na decoração

Charme e nostalgia
A nostalgia toma conta do design de interiores. Em alta, os ladrilhos hidráulicos aparecem cada vez mais em projetos contemporâneos. Eles dão um aspecto retrô ao ambiente mesmo que usado somente como um detalhe especial. A versatilidade do ladrilho é a sua principal vantagem. Do rústico ao moderno, essa opção combina com quase todas as ocasiões.

“Esse revestimento é extremamente ecológico. Usa-se apenas as mãos para produzi-lo. Também é antiderrapante e fácil de aplicar. A beleza é outro atributo desse material. Com criatividade, cria-se composições fantásticas de cores e desenhos”, explicou Cioli.

A paixão por esse tipo de revestimento realmente atingiu em cheio a arquitetura. Responsável por resgatar e valorizar a beleza do passado, o ladrilho é uma tendência com charme especial, que ganhou força nos projetos por causa da sua possibilidade de explorar ricos detalhes e infinidade de combinações.

Bonitos e charmosos, os ladrilhos fazem parte da história europeia

Mesmo um elemento decorativo marcante, ladrilho pede decoração e ajuda a realçar peças e móveis coloridos

Não existe nenhum registro contundente sobre o uso do ladrilho hidráulico nas construções arquitetônicas, mas há relatos que associam o revestimento aos antigos mosaicos bizantinos. No entanto, o ladrilho foi largamente aplicado na Europa como revestimento de parede e piso no final do século 19, quando viveu seu apogeu.

Chegaram ao Brasil provenientes de Portugal, França e Bélgica. No início do século 20, os segredos das técnicas de manufatura do ladrilho foram passados aos imigrantes residentes no Brasil e, então, começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas. Ainda é possível ver a presença desse revestimento em edifícios imponentes de valor histórico em várias cidades do país.

Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos materiais, o ladrilho hidráulico caiu em desuso por longo período, sendo visto apenas em calçadas. A retomada do revestimento na arquitetura ocorre por volta do final do século 20, quando o ladrilho hidráulico volta a ser objeto de desejo dos apreciadores desse material, sendo visto em projetos de interiores de destaque, como nas mostras anuais que ocorrem em diversas cidades do Brasil.

http://www.oestadoonline.com.br/2016/02/ladrilho-hidraulico

Etiquetas:,

Trackback desde seu site.

Deixe seu cometário

Você precisa iniciar sessão para escrever um comentário.