• Home
  • Blog
  • O Revival dos Ladrilhos Hidráulicos

O Revival dos Ladrilhos Hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos não são nada novo, eu sei, de fato possuem muita história. No entanto, poucas vezes um material utilizado para o revestimento de piso que havia caído no esquecimento, volta com tanta força e reconhecimento como os pisos hidráulicos. Quer conhecer um pouco mais sobre sua história e ver como ficam integrados com os estilos decorativos atuais? 

Um pouquinho de história
Foi na Exposição Universal de Paris do ano de 1867, quando a empresa barcelonesa Garret, Rivet e Cia apresentou o ladrilho hidráulico como um pavimento inovador que não precisava de cozimento. Além disso, economicamente convertia-se em uma alternativa para a pedra natural ou ao mármore, que eram muito mais caras.
A partir daí, o ladrilho hidráulico no piso revolucionou o mundo dos pavimentos, mas também converteu-se em objeto de expressão artística. Coincidiu com o auge do Modernismo na Catalunha e de artistas como Domènech i Montaner, Puig i Cadafalch, Enric Sagnier, Joan Rubió e, como não, Antoni Gaudí. As fábricas de pavimento hidráulico se associaram com esses artistas do modernismo para criar desenhos que eram obras de arte, algo que causou furor entre a burguesia catalã.
Sua chegada ao Brasil data no ano de 1920 quando a técnica de produção foi trazida da Europa por imigrante italianos, e foi incorporada ao estilo colonial. Foram sucesso nas décadas de 30 e 40 e ganharam espaço da decoração e na arquitetura.
Os reis das cozinhas antigas e atuais
Porque voltaram a moda? Poderíamos dizer que a onda expansiva da decoração vintage, retro, hipster e esse desejo de recuperar coisas antigas tem sido um terreno fértil. Hoje em dia os ladrilhos hidráulicos são fabricados com novos desenhos e seguindo a técnica de fabricação original, ainda que também sejam produzidos os que imitam o efeito a partir do grés.
Em todo caso, os ladrilhos hidráulicos são protagonistas da decoração das cozinhas atuais da mesma forma que foram século passado. Se prestar atenção, funcionam tanto em cozinhas de estilo vintage como em cozinhas mais modernas.
Também para as paredes
Quem disse que os ladrilhos hidráulicos somente servem para o piso? Nada disso, também podem ser colocados nas paredes: seja em uma parede inteira ou também utilizados para decorar somente determinados fragmentos da parede, como se fosse um quadro ou mosaico decorativo. Ficam geniais!
Patch work hidráulico
Os ladrilhos hidráulicos voltaram, sim, não temos dúvidas, mas com novas tendências em sua aplicação. Entre elas: o patch work hidráulico. Se conhece essa técnica do mundo da costura já entendeu do que se trata. Se não, explicamos: simplesmente consiste em combinar ladrilhos hidráulicos de diferentes cores e desenhos, sem importar se as imagens se encaixam entre si. Alguns fabricantes atuais já estão oferecendo packs de ladrilhos hidráulicos combinados, feitos de acordo com a técnica original e também de imitação.
No piso, mas não em tudo
Outra das novas tendências na aplicação atual dos ladrilhos hidráulicos é a de optar por painéis somente em determinadas partes do piso, no lugar de sua totalidade. O objetivo é criar decorações que destaquem sobre o pavimento. Um exemplo é a tendência de colocar em forma de quadrado ou retângulo, como se os ladrilhos fossem um tapete que decora o centro da sala. Mas também podem ser combinados com madeira para cria um bonito contraste entre os dois matérias e suas cores.
O último: Mesas DIY com ladrilhos hidráulicos
Os ladrilhos hidráulicos transcenderam das paredes e dos pisos. Agora são muitas as pessoas criativas que adquirem uma pequena quantidade de ladrilhos para dar outra utilidade e fazer todo tipo de criações com elas, como por exemplo, mesas revestidas de ladrilhos com a técnica patch work que acabamos de comentar. Mas também é possível recuperar peças antigas para utilizá-las como sousplat, porta copos ou inclusive quadros para a parede.

http://www.habitissimo.com.br/ideias/o-revival-dos-azulejos-hidraulicos

Etiquetas:, , ,

Trackback desde seu site.

Deixe seu cometário

Você precisa iniciar sessão para escrever um comentário.