Os ladrilhos hidráulicos me fazem sorrir!
Não! Eu não estou louca! Mas algumas paredes são capazes de me tirar um sorriso do rosto!
Às vezes elas me pegam de surpresa, quando chego num determinado lugar e lá estão eles os ladrilhos hidráulicos, sorrindo para mim… Eu confesso, fico um pouco acanhada, mas chego bem de pertinho para ver todos os seu detalhes, e retribuo o sorriso, por que não?
Outra coisa que preciso confessar: Eu fico vi-a-jan-do nos desenhos! Vi-a-jan-do mesmo!
Eu fico vendo os tons, as formas geométricas, os arabescos, as flores… e se for um patchwork ainda, ferrou, os olhinhos da pessoa aqui nem pisca!
Outra coisa que me encanta, é saber que tudo é artesanal na produção: a mistura dos pigmentos, a criação de formas para as estampas, o preenchimento de cada cavidade e as longas 30 horas de espera para que cada peça fique pronta.
E é por causa desse longo processo de cura na água, que se chama ladrilho hidráulico, e é também por causa desse processo, que ele se torna uma peça de grande resistência e longa durabilidade.
As peças foram sucesso mesmo na dácada de 30 e 40, mas a partir dos anos 60, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis.
Agora me diz, a peça é usada há mais de 100 anos nos pisos e nas paredes brasileiras, a produção é artesanal e possibilita uma infinidade de cores e estampas, tem alguma possibilidade de não querer uma belezura dessa aqui em casa?
Não, não há essa possibilidade! Já vou logo adiantando!
fotos Thamyrez
artigo de www.casadesignstudio.com.br
Etiquetas:Ambientes, Ladrilho Hidráulico, paredes
Trackback desde seu site.