• Home
  • Informações Técnicas

Informações Técnicas

O ladrilho hidráulico é um produto tipicamente artesanal, produzido totalmente a mão, peça por peça, em um processo de fabricação muito pouco diferente do início do século XVIII.

Pequenas irregularidades no desenho e leves manchas nas cores são as expressões mais fortes desse processo artesanal. Portanto, são normais as variações de cores entre uma peça e outra, até mesmo na mesma peça, assim como pequenas lascas nas bordas e leves imperfeições no desenho.

Peças únicas, diferentes uma da outra, que no conjunto conferem ao ambiente o fascínio do antigo e o calor do rústico que com o passar do tempo vai adquirindo, uma beleza que só o tempo sabe dar.

Dimensão do rejunte ideal:

O ladrilho hidráulico tem na sua tradição o assentamento com junta seca, ou seja, não existe espaçamento a ser dado entre as peças como feito na aplicação de cerâmicas.

Assentamentos com juntas estreitas tem no seu aspecto final um resultado muito positivo e não criam a necessidade de correções na peça.

Ao final da instalação, caso fique uma pequena fresta entre uma peça e outra, e o cliente queira fazer a correção, recomenda-se usar o rejunte para cerâmica na mesma cor da peça instalada.

Ladrilho não vem com aquela película (esmalte) igual a da cerâmica, lembre-se: rejuntando e limpando ao mesmo tempo, para evitar que o rejunte seque sobre o piso, senão pode agarrar no ladrilho e não sair mais (só sai com lixamento a máquina).

Forma de assentamento:

É sempre recomendável contratar mão de obra especializada, quando retirar os ladrilhos das caixas para realizar a colocação, coloque-os sempre da mesma forma que eles chegam até você quando embalados, ou seja, face a face, pois isso evita que os mesmos risquem. Limpe-os com um pano seco e aplique uma demão de resina em cada peça antes da instalação.

Seu assentamento requer alguns cuidados especiais, por se tratar de um material artesanal não existe padronização na altura da peça, que tem em média 17mm com variação de +ou- 1mm.

Deve-se, portanto compensar esta diferença no seu assentamento com o aumento/diminuição de argamassa colante sob sua base. Todo e qualquer excesso de argamassa deve ser imediatamente limpo da superfície do ladrilho.

Em pisos claros recomenda-se o uso de argamassa colante branca para evitar e reflexo do cimento escuro que está na base do ladrilho sobre a superfície clara do piso.

Em assentamento de peças quadriculadas ou piso xadrez, onde uma cor é o branco e a outra uma tonalidade escura, usar diferentes panos para a limpeza do piso, durante o processo de impermeabilização com resina.

Absorção:

O ladrilho hidráulico é um produto extremamente poroso, tendo assim sua absorção muito alta a qualquer tipo de material; água, sujeira, molhos, etc. Portanto é imprescindível a impermeabilização do piso para sua proteção.

Isolamento e impermeabilização:

É recomendável a impermeabilização de todo contrapiso que esteja em contato direto com o solo, pois existe a possibilidade da umidade ser absorvida pelo ladrilho e reagir com o impermeabilizante aplicado sobre ele, criando eventuais “manchas brancas”.

Para impermeabilizar o ladrilho hidráulico recomendamos a aplicação de resina acrílica, de 2 a 3 demãos e posteriormente uma demão de cera incolor.

Antes de resinar as peças, certifique-se que as mesmas estão limpas e sem pó. Aconselhamos varrer o piso com uma vassoura de pelo, nunca lave este piso com alvejantes e produtos abrasivos. Assim que os ladrilhos estiverem totalmente limpos, pode-se aplicar a resina (mais usada fosca) com um rolo de lã de carneiro, não usar rolo de espuma, pois podem gerar bolhas que marquem o piso. Passe de 2 a 3 demãos com intervalos de 8hs entre cada uma. As mesmas devem ser passadas sempre no mesmo sentido (vai e vem) e não em “cruz”.

Atenção:

É importante aguardar que o piso esteja totalmente seco para a aplicação do impermeabilizante, isto cria a necessidade de isolar toda área após o seu assentamento. A não observância deste período poderá acarretar no surgimento das “manchas brancas” e o desrespeito ao isolamento, em manchas de sujeiras muitos difíceis de sair.

Resistência:

A resistência ao desgaste do ladrilho é extremamente alta. É inclusive recomendado para calçadas públicas.

Manutenção

No dia a dia a limpeza deve ser feita somente com água e sabão neutro.

Usada periodicamente, a cera incolor líquida forma uma película que ajuda a impermeabilização.

Dicas

Jamais devem ser usados produtos com ácidos e abrasivos. Eles destroem a camada superficial do ladrilho, que fica áspero e mais propício ao desgaste e à absorção de sujeira.

Ladrilhos hidráulicos são peças artesanais e nunca devem ser comparadas com peças de acabamento industrial, portanto algumas imperfeições mínimas são o que as diferem e dão ao ladrilho hidráulico o seu charme e valor.

Vendas

Quer ser um representante da Ladrilhos Petrópolis?

Entre em contato conosco