• Home
  • Blog
  • Ladrilhos hidráulicos: conheça as possibilidades de incorporá-los ao seu projeto residencial

Ladrilhos hidráulicos: conheça as possibilidades de incorporá-los ao seu projeto residencial

Esses revestimentos estão ganhando espaço na decoração

(Imagens de clientes da Ladrilhos Petrópolis)

Os ladrilhos hidráulicos estão voltando a concorrer no mercado dos pisos com alta resistência e excelente acabamento. Criado no final do século XVIII, o ladrilho é feito artesanalmente a partir de sua base em concreto.

Essa opção tem sido bem valorizada em casas em condomínio a venda e até mesmo em apartamentos novos que estão sendo entregues agora pelas incorporadoras.
Uma das grandes vantagens desse piso é a resistência, pois apesar de ser fabricado à mão, as peças tem grande aderência, não escorregam e suportam tráfego pesado para ser utilizado em diferentes áreas.
Mas afinal, você conhece essa opção de piso e sabe como usa-la no seu projeto residencial? Separamos algumas dicas interessantes para você entender um pouco mais sobre o funcionamento desse piso. Vamos conferir?

O que são e como são produzidos os ladrilhos hidráulicos?

Esse já foi um tipo de revestimento muito utilizado nos chão e paredes das casas até o final da década de 90. Depois esse piso ficou por um tempo sumido do cenário, mas retornou com todo vapor.

Esse piso nasceu para compor a decoração dos antigos palácios na Europa. Voltou ao mercado somente na décadas de 30 e 40, quando sofreu uma reestilização e ganhou as casas brasileiras.

O ladrilho é uma peça pré-moldada em concreto que para sua fabricação é imerso na água para que aconteça uma reação química, originando a peça. A duração desse piso é de até 30 anos em locais de alto tráfego, e nas áreas internas pode ter uma vide útil de até 80 anos.

A fabricação acontece em 3 camadas diferenciadas: a primeira com pigmento, pó de mármore e cimento, a segunda é cimento Porland e areia, já a terceira é somente cimento e areia. Tudo isso é prensado em uma forma e depois inserido na água para que aconteça a reação.

A manutenção é simples e não deve ser esquecida

A utilização de ladrilhos hidráulicos em apartamentos é extremamente recomendada. As peças podem fazer uma grande diferença na decoração já que são fabricadas manualmente, por isso tem um estilo único a cada novo ladrilho.

Para manter não existe segredos. É necessária a limpeza com sabão neutro. Para manutenção é indicado aplicação de cera líquida incolor para manter a cor e o brilho do piso. É sempre indicado a aplicação de resina acrílica no ladrilho na instalação, assim o material fica impermeabilizando inibindo absorção de sujeira.

A instalação é simples e barata

É preciso primeiro fazer uma base para o assentamento da peça com cerca de 5 centímetros abaixo do nível no qual o piso está sendo instalado.

É importante que abaixo da região onde será aplicado o ladrilho exista uma superfície plana, compacta e firme. É preciso nivelar as peças para que todas fiquem na altura, sem nenhuma falha.

Outra dica importante na instalação é a necessidade de cuidar com o cimento ou outros produtos que estejam sendo utilizados para evitar manchas na peça.

Onde usar o ladrilho hidráulico

Com diversas opções de cores e estampas os ladrilhos podem ser usados em ambientes internos e externos, além da dupla funcionalidade, piso ou revestimento para paredes.

Outra função interessante para a decoração é a utilização das peças de ladrilho para revestir móveis antigos ou criar painéis nas paredes.

Os dois espaços que mais ganham com a arte desse tipo de revestimento são a cozinha e o banheiro. Por serem mais úmidos e o piso ter alto poder de absorção nesse tipo de local, o ladrilho tem sido cada vez mais uma opção interessante.

Para quem busca uma decoração vintage para a casa, o ladrilho pode cair bem em vários espaços e decorando algumas peças do imóvel.

A guerra pelo preço mais interessante na melhor peça

Basta buscar na vasta rede de imóveis a venda ou para locação, grande parte das casas estão sendo decoradas com o ladrilho hidráulico.

Seguindo um mesmo padrão de preço dos concorrentes industrializados como a cerâmica e o porcelanato, o ladrilho hidráulico tem a vantagem de ser produzido artesanalmente, portanto as suas peças são únicas.

Como os porcelanatos e cerâmicas são produzidos em escala, o preço deveria ser mais baixo que o ladrilho, mas pela relação de demanda e oferta isso não tem refletido no mercado.

Os pisos fabricados para restauração

Como esse tipo de peça é produzida artesanalmente, mesmo que o modelo já tenha saído de linha, é possível recriar os pisos necessários para a restauração de uma decoração mais antiga.

Mesmo com um custo mais alto, para quem tem interesse em manter um estilo e não quer fazer a troca por uma nova linha, é possível pensar em uma fabricação, mesmo que em pequenas quantidades.

Pensando no ladrilho hidráulico desde o projeto da obra

O arquiteto e engenheiro contratado para projetar a obra de uma casa já pode definir desde a planta a utilização do ladrilho hidráulico. É necessário especificar todos os pontos que serão revestidos com o piso para preparar adequadamente a base onde serão aplicados.

Os banheiros e cozinha são as partes que mais recebem o ladrilho hidráulico, porém, por ser altamente resistente, a parte externa como garagem, jardim, calçadas também podem ser revestidas pelo ladrilho.

O importante na hora de decidir qual revestimento será utilizado é pensar na decoração e na utilização do piso. É sempre mais interessante optar por peças antiderrapantes e para alto tráfego, assim o revestimento terá uma vida útil mais longa.

Realizando a manutenção preventiva os pisos duram mais de 10 anos sem nenhum tipo de problema.

Gostou deste artigo sobre os ladrilhos hidráulicos e como planejar o uso na obra? Então que tal compartilhar esse post com os seus amigos através das suas redes sociais. Afinal, fazer reforma e mudar o visual da casa está nos planos de muitas pessoas e é sempre importante conhecer mais opções de pisos na hora da troca.

 

Etiquetas:, , , , ,

Trackback desde seu site.

Deixe seu cometário

Você precisa iniciar sessão para escrever um comentário.