Tradição faz o diferencial do ladrilho hidráulico

Fora da lógica de produção industrial em larga escala, os ladrilhos hidráulicos resistem ao tempo sem mudar seu modo de confecção artesanal.

Produzidos um a um em fábricas passadas de pai para filho, esse tipo de revestimento requer paciência e experiência para chegar à perfeição.

A história do ladrilho, na opinião da arquiteta Danielle Pierri, habituada a usar o revestimento em seus projetos de decoração, é o que faz o seu diferencial.

Em meados do século 18, muçulmanos inspirados no mosaico bizantino criaram o produto para revestir paredes em edificações e mansões europeias e, no século seguinte, a invenção que mistura cimento, areia, pó de pedra, pó de mármore e pigmentos foi importada pelos portugueses que colonizavam o Brasil.

A camada de desenho do ladrilho tem cerca de cinco milímetros e possibilita opções e combinações de cores variadas.

Pierri afirma que, dependendo do desenho, o ladrilho hidráulico pode compor um estilo retrô, que resgata elementos do passado, e atual.

“Ladrilhos com desenhos geométricos, em preto e branco ou craft, branco e verde musgo dão um ar moderno”, explica.

Ela acrescenta que o tato frio do material restringe o uso de ladrilhos em regiões climaticamente mais frias, como o sul do país, onde costuma-se aplicá-lo em halls, cozinhas e áreas externas. Já em lugares onde o calor predomina, o ladrilho pode revestir qualquer ambiente.

O revestimento tem forte resistência à abrasão, intempéries, com alta durabilidade e simples manutenção. Se o desenho do ladrilho estiver um pouco encardido ou desbotado, uma lixada é suficiente para ele voltar a brilhar.

Como o revestimento é feito de concreto não esmaltado, não é deslizante.

Pierri diferencia o ladrilho hidráulico da cerâmica hidráulica, ressaltando que a última tem textura pintada que imita o primeiro. “Ladrilho é mais grosso, pesado e espesso. Precisa ter dois centímetros, sendo que meio é de argamassa”.

artigo de bbel.uol.com.br

 

Etiquetas:,

Trackback desde seu site.

Deixe seu cometário

Você precisa iniciar sessão para escrever um comentário.